A Astronomia é estudada pela humanidade desde os primórdios de sua existência quando o homem olhava para o céu e contemplava o Sol, a Lua, as estrelas, os cometas e as estrelas cadentes. À partir disso, observou que os corpos celestes tinham movimento e mudavam de posição. E assim, aumentavam as suas observações e busca de explicações.
Com o desenvolvimento progressivo da tecnologia desde Galileu, chegamos a uma atualidade em que equipamentos sofisticados como o telescópio Hubble e atualmente o James Web, com imagens obtidas com fantástica nitidez, vem muito a contribuir com o progresso da Astronomia, com a descoberta de exoplanetas, que já são milhares e que no futuro serão todos explorados.
As viagens interplanetárias estão se tornando uma prática comum dentro do estudo astronômico, sendo o grande volume de conhecimento gerado, motivo de muito estudo e desenvolvimento de tecnologias que facilitarão e viabilizarão a ida de humanos para outros planetas e, no futuro, visitar outros sistemas estelares e planetários, como a próxima Alfa de Centauri.
Essas iniciativas e práticas desencadearão uma vasta indústria de equipamentos de alta tecnologia, passando a contribuir com a economia das nações.
Os Exploradores sem Fronteiras serão nutridos de informações astronômicas que possibilitarão participar dos novos conhecimentos gerados e divulgados pelas agências espaciais, universidades e institutos.